Identidade sexual: SAPIOSSEXUAL

Pansexual, bissexual, gay, hetero, homo, lésbica, assexual … certamente que já ouviu estes termos todos relativamente à orientação sexual. Há no entanto um novo termo que aparece nos sites para relacionamentos felizes, os Sapiossexuais. Sempre dedicados a procurar temas polémicos – ou nem por isso, a nossa equipa de investigação meteu mãos à obra e mergulhou no mar sempre complexo da sexualidade humana. Como saber se o seu parceiro é um sapiossexual? Ou melhor, como saber se é um sapiossexual? 

Diz-se que alguém é sapiossexual quando é estimulado pela inteligência do outro. Se não lhe interessa o corpo de sonho, o rosto bonito, mas sorri sempre que o seu parceiro/a lhe dá uma resposta inteligente e bem articulada ou está permanentemente a desafiá-lo/a para pensar mais e melhor, se calhar o que realmente torna o seu relacionamento feliz e o que realmente vos atrai é a mente.,

How big is your library?

Vivemos numa era de selfies e do culto da beleza e corpos cuidados. Muito mudou nestes anos, das loiras nórdicas às morenas latinas nas mulheres, do rosto impecavelmente barbeado à barba de 3 a 5 dias nos homens, os icones de beleza foram-se adaptando a uma sociedade mais inclusiva e aberta à diferença. O mesmo se passou com os relacionamentos e com a sexualidade. Usado pela primeira vez em 1998 numa publicação do LiveJournal pelo utilizador wolfieboy este termo representa as pessoas que se sentem atraídas não pela aparência nem pela personalidade, mas sim pela inteligência do outro. Parece fácil não é?
Não é politicamente correcto dizer abertamente que, para a maioria de nós, num primeiro momento somos atraídos pelos traços físicos da pessoa que vemos ao longe no bar, no outro lado do passeio ou a sair do banho da praia. Mas e quando pensamos em relacionamentos felizes a longo prazo? De acordo com Lora Adair, professora de psicologia evolutiva na Lyon College, os humanos "tendem a colocar a inteligência e a bondade acima de outros atributos sexualmente atraentes, como a atractividade física”.

Serei um/a sapiossexual?

A Buzzfeed já resolveu esse problema. Quer arriscar e fazer o questionário? Polémicas à parte (e como certamente viu no questionário) muitas pessoas questionam se tornar a inteligência como o fulcro do namoro pode ser algo fútil e pretensioso, o termo veio para ficar. De acordo com a Dra. Diana Raab, um sapiossexual é estimulado pelo que a outra pessoa diz e pensa, está apaixonado pelo intelecto do outro. E para criar esta ligação romântica tem que perder algum tempo a conhecer verdadeiramente o seu parceiro e a sua personalidade. Até pode pensar que é interessante fisicamente mas precisa de conhecer a sua mente para se apaixonar verdadeiramente.

Para vos ajudar temos aqui uma checklist para verem até que ponto são (ou não) Sapiossexuais

O que o/a atrai mais no parceiro/a?

Segundo Kryss Shane, LMSW, um sapiossessexual estará mais interessado em discutir política ou literatura nos primeiros encontro do que se envolver em atividades físicas que incluam trocas de fluídos. Nos sites de relacionamentos os seus perfis estarão orientados para as suas metas académicas e profissionais e não tanto para encontrar um parceiro para um relacionamento mais físico. Se o seu foco de atração no potencial parceiro não é a sua boca mas sim o que ele diz e especialmente a forma como diz e como articulas as suas ideias, então é um potencial sapiossexual.

As conversas inteligentes são excitantes?

Para um sapiossexual o intelecto não é apenas um atributo decorativo mas sim o atributo principal que ele procura e que realmente lhe provoca aquele arrepio na espinha que se prolonga por ... bem já percebeu a ideia. Se para algumas pessoas discutir política ou literatura provoca um acesso de sono, para um sapiossexual a troca de ideias é algo que o excita profundamente e que pode levar a passar para o nível seguinte. Para a maioria dos sapiossexuais é praticamente impossível sentir-se sexualmente atraído por outra pessoa sem antes terem uma longa e profícua conversa cerebral. Não se esqueça que um sapiossexual é estimulado pela forma como o outro pensa.

Prefere a "Delta de Venus" ou "As 50 Sombras de Grey"?

Os sapiossexuais são pessoas cultas e com gostos refinados. Detestam a simplicidade e a literatura criada para as massas. Gostam de obras literárias que os façam pensar e refletir sobre o Mundo. Quer fazer um sapiossexual feliz? Envie-lhe em meme sobre o gato de Schrodinger e passem horas a falar sobre Física Quântica e realidades alternativas

Sente-se sexualmente atraído/a apenas por pessoas do seu nível intelectual?

Os sapiossexuais são comunicadores brilhantes, com um discurso fluído e bem articulado. Escrevem bem e gostam de respostas inteligentes e perspectivas inovadoras. São também excelentes amigos e apesar do intelecto ser algo que os atrai e excita, há muitos outros aspectos do parceiro que podem ser igualmente interessantes, desde que sejam acompanhados por inteligência. Mas por muito que exista uma atração física, um sapiossexual dificilmente passará para a parte mais física se sentir que o parceiro não está ao seu nível.

A maioria das vezes um sapiossexual vai relacionar-se apenas com outro sapiossexual porque aprecia e sente-se atraído pela inteligência do outro. No entanto, um homem ou mulher sapiossexual também poderá será atraído pela humildade. Eles são naturalmente atraídos por pessoas que são compassivas, empáticas e entendem melhor os outros – um traço de inteligência.
Mas as etiquetas são apenas isso, etiquetas que podem servir para uma pessoa se sentir mais confortável e quiça confiante com a sua sexualidade. Este artigo serviu para isso mesmo. Se este termo serve para si, use-o.

Deixe uma resposta